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Marcela Chiarello

Presença Digital: Descubra seu Escritório sem CEP

Atualizado: 4 de jun. de 2023

E se eu te dissesse que sua empresa possui um escritório abandonado? Um lugar repleto de potencial, mas que está empoeirado, cheio de entulho, manchando a imagem da sua marca e, pior ainda, te fazendo perder dinheiro. Acredite: este lugar existe, só que, em vez de um CEP, seu endereço possui uma @.


Nos dias atuais, uma marca que não possui uma Presença Digital sólida equivale a uma empresa que mantém uma propriedade abandonada em um dos pontos mais valorizados da cidade. A diferença é que esse “ponto” não fica numa praça central ou bairro nobre. Ele fica ao alcance de todo o planeta e, se bem gerenciado, pode gerar um retorno imenso sem despesas com aluguel, impostos e taxas.


Que tal tratar seus “pontos digitais” – seu próprio site e perfis em redes sociais como Instagram, Facebook, Pinterest, etc. – com o mesmo zelo dedicado à fachada do seu ponto físico?


O primeiro passo para uma Presença Digital eficaz é profissionalizar suas redes sociais, e isso não é a mesma coisa que postar fotos aleatoriamente. Uma rede social profissional possui uma estratégia, obedece a um cronograma e desenvolve sua própria linguagem.

Quer um exemplo? Imagine uma loja de biquínis que, ao invés de postar 370 fotos de biquíni e escrever “Compre o seu” na legenda, planeja uma sequência de conteúdos sobre a proximidade do verão, dicas de como ter uma vida mais fitness, exemplos de customização de cangas, rankings das melhores praias do Brasil e, finalmente... fotos de biquínis à venda!


A Presença Digital cria uma narrativa em torno do seu produto ou serviço. Ela cativa, engaja e entretém o cliente antes de realizar a venda propriamente dita. Mas, para conseguir isso, você vai precisar da ajuda de um social media, pois, sozinho, não terá a expertise e o tempo necessários para se dedicar profissionalmente à chamada “gestão digital” do conteúdo da sua marca.


Cabe ressaltar que, embora sejam as campeãs de vendas, as redes sociais não devem andar sozinhas. Elas são como um “terreno alugado”, pois possuem suas próprias regras de publicação, alcance e políticas de convivência. Lá, você sempre será um “visitante”, e nunca um proprietário. Por isso, ter o seu próprio site atuando como uma espécie de loja digital é uma boa pedida. Imagine que, no Instagram, um consumidor é atraído pela descrição de um dos seus serviços, mas somente clicando no link do site ele teria acesso a todo o seu “cardápio”, podendo se cadastrar para agendar uma reunião, fazer um pedido ou receber mais informações.


A boa Presença Digital é aquela que nasce e renasce dentro do seu estabelecimento físico. “Como assim?”. Pense comigo: e se todo cliente que fosse você recebesse um impresso bem criativo com o endereço digital de todas as redes sociais da empresa? E se seguidores da sua marca no Instagram tivessem um desconto exclusivo? E se... as possibilidades são ilimitadas.


Não há mais tempo para simplesmente “abrir as portas” do escritório, das 9h às 18h, e esperar os clientes chegarem. Eis aí outra vantagem dos seus endereços digitais: eles funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.


* Marcela Chiarello é fundadora da LIMANO, Studio de Marketing com endereço físico em Campos dos Goytacazes e digital no @sejalimano

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