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Registro de marca: qual seu valor e por que você deve fazer

Atualizado: 4 de jun. de 2023

A marca é um dos patrimônios mais valiosos de uma empresa. É a sua identidade e

muitas vezes o fator principal na tomada de decisão do consumidor para a compra de

um produto ou contratação de um serviço. Então, registro de marca é um assunto

importantíssimo e que vamos falar mais profundamente neste artigo!


Quando bem desenvolvida, a marca passa a valer até mais que todo o patrimônio físico

empresarial, como, por exemplo, é o caso da Apple.


“Não basta criar uma marca forte. É preciso protegê-la e isso é possível apenas com o

registro no INPI (https://www.gov.br/inpi/pt-br) (Instituto Nacional da Propriedade

Industrial)”, explica Hellen Pessanha.


Diante disso, selecionamos 5 principais motivos para que você registre a sua marca:


1 – Direito exclusivo de uso

Sem registro você não é dono da sua marca. Além disso, é somente através dele que

você obtém o direito de uso exclusivo em seu ramo de atuação em todo o território

nacional.


2 – Defender-se contra o uso indevido por terceiro

Apenas o titular da marca pode impedir que terceiros usem marcas idênticas ou

semelhantes. E pode até mesmo ingressar judicialmente buscando indenizações pelo uso

indevido e notificá-las extrajudicialmente.


É outro ponto que torna relevante pensar bem sobre registro de marca.


3 – Prejuízos financeiros

Usar uma ma rca registrada por outra pessoa configura crime. A Lei de Propriedade

Industrial traz as penalidades que podem ser de detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa, além de sofrer uma ação indenizatória por danos morais e materiais decorrentes do uso indevido.


Ademais, será necessário adotar outra marca para uso e refazer todo o investimento em

marketing, identidade visual, fachada, material publicitário, entre outros.


Fazer o registro de marca corretamente é muito mais barato e correto.


4 – Perda de clientes por falta de registro de marca


Uma marca registrada agrega valor ao seu negócio transmitindo credibilidade,

indicando procedência e qualidade. É o elo entre o cliente e o negócio responsável pela

fidelização.


Uma necessidade de mudança repentina repercute de forma bastante negativa,

impactando drasticamente na sua carteira de clientes, o que vai demandar uma nova

estratégia para um reposicionamento no mercado.


5 – Geração de receita


O registro de marca dá a possibilidade de licenciamento da sua marca para que outras

empresas possam explorá-la criando diversos produtos e, consequentemente,

aumentando seus rendimentos.


O registro também é requisito indispensável para quem deseja expandir através de

franquias.


Aprenda com erros do mercado

Sobre a importância do registro de marca em muito podemos aprender com a história do


A rede de fast food foi idealizada pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. O modelo

de negócio fez muito sucesso com seus hambúrgueres feitos em tempo recorde, sendo

algo extraordinário para a época.


Os irmãos não haviam pensado na expansão através do sistema de franquias — e nem

no registro de marca. Até que conheceram Ray Kroc, vendedor de máquinas para milk-

shakes e fascinado com a inovação apresentada por eles. Kroc fez a proposta de

expansão e foi dele a primeira franquia do McDonalds.


Com o tempo, os irmãos não estavam mais interessados em seguir com os planos de

Kroc e decidiram vender a franquia para ele por 2,7 milhões de dólares e direitos de

0,5% dos lucros futuros.


Para não recolher impostos o acordo foi selado apenas com um aperto de mãos. No

entanto, os irmãos McDonald não se atentaram ao registro de marca que posteriormente

foi feito por Kroc.


Dessa forma, Richard e Maurice já não poderiam dar continuidade à marca idealizada

por eles e que era o próprio sobrenome e passaram a usar “The Big M”.

Kroc inaugurou um McDonald’s em frente ao The Big M, que, em poucos anos, fechou

as portas.


Pelo exposto, aprendemos que não basta ter uma grande ideia e não adotar as medidas

necessárias para a sua proteção.


Ao mudar o nome do restaurante para The Big M, os irmãos McDonald perderam a sua

clientela. E isso porque não importava quem fazia os sanduíches, mas sim o padrão de

qualidade, credibilidade e sabor próprios da rede McDonald's, que hoje se mantém

como a marca de fast food mais valiosa do mundo.


Você já registrou a sua marca? Conta para a gente nos comentários!


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Entre em contato (22) 999621785.


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